top of page

REGULAMENTO

(RETIFICADO)

 

 

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 A seleção é organizada pelo coletivo de mídia independente Revista Afirmativa, com o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos e do Instituto Odara da Mulher Negra, e será regida por este edital, por meio do projeto A JUVENTUDE COMUNICA O DIREITO A VIDA.

1.2 O projeto visa fomentar a produção audiovisual, entre estudantes universitários com o tema: As Violências Contra Juventude Negra Brasileira. Serão selecionados três roteiros que tenham como proposta o debate sobre genocídio; violência sexual; LGBTfobias; negação de direitos sexuais e reprodutivos, etc, bem como, formas de resistências da juventude negra para garantia de direitos.

1.3 Poderão participar da seleção apenas estudantes do curso de jornalismo, comunicação, cinema e audiovisual, e áreas afins, devidamente matriculados em alguma instituição de ensino superior brasileira. Serão selecionados três roteiros autorais e inéditos, que serão produzidos sob orientação e coordenação de profissionais de audiovisual e cinema.

 

2.INSCRIÇÃO

2.1 Inscrições prorrogadas até o dia 10 de janeiro de 2017, às 23h59, impreterivelmente. A inscrição é gratuita.

2.2 As inscrições serão realizadas através do preenchimento do seguinte formulário eletrônico: FORMULÁRIO

2.3 A carta de intenção presente no formulário deverá ter no mínimo de 15 e o máximo 30 linhas, justificando seu interesse, trajetória profissional e de vida, relevância do roteiro e sua relação com o mesmo.

2.4 Os selecionados receberão um e-mail com as informações sobre data e local para a segunda etapa da seleção, que consiste em entrevista e apresentação do roteiro, que deverá ser levado em cópia impressa.

2.5 Cada proponente poderá apresentar apenas um roteiro autoral e inédito.

2.6 Além do roteiro será preciso apresentar as cópias e originais dos seguintes documentos

 

- Currículo

- RG e CPF

- Comprovante de Matrícula

 

3. COMISSÃO JULGADORA

3.1 A comissão julgadora será composta por um jornalista e dois profissionais da área de cinema e audiovisual, que avaliarão os roteiros segundo os critérios elencados no item quatro do presente regulamento.

 

4. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 

Os critérios de avaliação utilizados pela comissão julgadora, para seleção dos roteiros, serão:

 

4.1 Proposta em coerência com o tema Violências Contra a Juventude Negra.

4.2 Ser um roteiro inédito, ou seja, até o momento não ter sido produzido.

4.2.1 Apresentar uma proposta correlacionando  a forma técnica e a artística.

4.2.2 Entende-se por forma técnica e artística, a concretização do conceito da proposta apresentada, perpassando pelos itens da abordagem do tema, dispositivos utilizados para atingir o objetivo, posicionamento da câmera, fotografia, sonoridade, ritmo de montagem, fontes, arquivos, dentre outros itens que o proponente acredita que devem está expostos na proposta.

4.3 Habilidade argumentativa para desenvolver o tema central da proposta, que pode ser respaldado por meio de dados de pesquisas, depoimentos de vivências e capacidade de contextualização.

4.4 Viabilidade de desenvolvimento da proposta

 

5. SELECIONADOS

5.1 Os três estudantes selecionados receberão uma bolsa auxilio de R$ 500,00 (quinhentos reais), durante os três meses do desenvolvimento do projeto.

5.2 O participante se compromete como responsável pelas informações prestadas e reconhece como sendo o único autor do roteiro inscrito

5.3 Não cabe recurso à decisão do júri e da Comissão Organizadora, que se reserva o direito de recusar qualquer inscrição que julgar inadequada aos objetivos da seleção.

5.4 Os casos omissos serão avaliados pela comissão organizadora.

 

IMPORTANTE: AS OFICINAS E A PRODUÇÃO DA SÉRIE SERÃO REALIZADAS NA BAHIA. NÃO COBRIMOS CUSTOS DE DESLOCAMENTOS DE OUTROS ESTADOS E DE ESTADIA.

 

6. DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1 O proponente ao se inscrever garante  que as informações fornecidas nesta seleção de roteiro possuem veracidade, assume inteira responsabilidade pelas mesmas. E na hipótese da equipe da Revista Afirmativa perceber a falsidade de qualquer das declarações dadas pelo proponente, o mesmo poderá ser desclassificado do processo de seleção a qualquer tempo.

6.2 O processo de autoria, realização da obra, bem como circulação e exibição são de direito da Revista Afirmativa em conjunto com o proponente, pequenos ajustes e/ou edições na proposta enviada, a fim de adequá-la ao editorial do jornalismo. A equipe da Revista Afirmativa garante, desde já, que tais alterações não prejudicarão a qualidade artística da proposta, tampouco interferirão em sua continuidade.

6.3 O resultado final será divulgado pela internet na página da Revista Afirmativa: revistaafirmativa.wixsite.com/afirmativa

 

 

 

 

 

SELEÇÃO AUDIOVISUAL REVISTA AFIRMATIVA

SOMOS NÓS, FALANDO DE NÓS, PARA TODO MUNDO.

bottom of page