APRESENTAÇÃO
Se a grande mídia se apresenta com o discurso de pretensa imparcialidade, a Revista Afirmativa define bem o seu lugar de fala e, já no slogan, avisamos: “Somos nós, falando de nós, para todo o mundo”. A equipe editorial da Revista Afirmativa acredita e se debruça na produção de um jornalismo de qualidade, popular, diverso e humanizado, que renega o apelo sensacionalista e estereotipado de representação das camadas populares.
Aqui não cabem receitas padrões. Experimentamos linguagens e enquadramentos novos. Apuração e aprofundamento da notícia é premissa do nosso trabalho. Derrubamos o muro: todo texto jornalístico é carregado de intenções políticas. A negação deste fato também é político.
A mídia alternativa brasileira, a duras e longínquas penas, consagrou-se um campo sólido e qualificado. Aos jornalistas contemporâneos, comprometidos com o fazer profissional responsável com as demandas sociais, nossos referenciais nos impõem responsabilidades ainda maiores.
Um salve aos numerosos periódicos da imprensa negra brasileira, no século XIX, fundamental para o processo de abolição da escravatura, e vanguarda da mídia alternativa no Brasil. Um salve A Voz da Raça! Ao Baluarte! Almanaque da Cidade! Um salve ao Menelik! Ao Ìronìn! Ao jornal O Pasquim, fundamental na luta pela democratização do país, salve! A todos que trilharam e trilham os caminhos pelos quais seguimos. Que entenderam a importância da comunicação na exploração e resistência dos povos e escolheram o jornalismo como campo de luta, nós os saudamos!
A Revista Afirmativa chega para somar. Dar opinião e ser canal de opinião, dos silenciados pela grande mídia, a tradicional, a hegemônica. Somo mais um horizonte afirmativo para o jornalismo da diversidade e do direito à informação. Somos a Juventude Negra Voz Ativa! Há de ter mais verdade, humanidade e poesia nos jornais... Nós acreditamos!
QUEM FAZ A REVISTA
Jornalista por formação e pouco juízo. Deveria ter feito qualquer coisa que desse dinheiro, mas ao invés disso resolveu dedicar a vida a projetos de política e paixão. É repórter, editora, idealizadora, sonhadora e serviços gerais na Revista Afirmativa, veículo impresso e digital da mídia independente baiana. Assessora de comunicação do Movimento de Cinema Negro Tela Preta. Trabalhou como repórter correspondente na Bahia para o portal de notícias LeiJá (Pernambuco). Participou da 6ª turma do programa Correio de Futuro, do Jornal Correio. Tem experiência em assessoria e produção em projetos culturais e produção audiovisual.
JONAS PINHEIRO
Editor
jonaspinheiro09@gmail.com
Jornalista graduado pela UFRB. Repórter e editor da Revista Afirmativa. Tem passagem pelo jornal Tribuna Feirense e já atuou em assessoria política. No mais, é amante de música, política, futebol, e é mais um preto latino americano sem dinheiro no banco.
Jornalista graduada pela UFRB. Trabalhou como repórter correspondente na Bahia para o portal de notícias LeiJá (Pernambuco). Atuou na assessoria de comunicação do Conselho Estadual de Cultura da Bahia e como assessora de imprensa da Avatar Cia de Teatro Infantil. Tem experiência em produção audiovisual e atua como fotografa freelancer. Na Revista Afirmativa é repórter, editora, fotografa, pinta, borda e faz o quadradinho de oito.