top of page

Fotografia: Daniela Alarcon

 

Da Redação

 

A antropóloga e jornalista Daniela Fernandes Alarcon e a documentarista Fernanda Ligabue, ambas paulistas, estão promovendo uma campanha de arrecadação de fundos para a produção do documentário “Tupinambá – O retorno da terra”, produzido pela Repórter Brasil. O filme contará a história da luta do povo indígena Tupinambá, que habita o sul da Bahia. Os indígenas aguardam há dez anos a conclusão do processo de demarcação de suas terras, enquanto sofrem diversas violências promovidas pelo Estado brasileiro e por indivíduos e grupos contrários à regularização do território.

 

O documentário focalizará a disputa fundiária em curso, recuperando elementos da história de expropriação e resistência dos Tupinambá, que se entrelaça ao avanço da fronteira agrícola, a partir do final do século 19, e à ascensão dos coronéis de cacau da região.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Com o filme, pretendemos dar visibilidade ao conflito e contribuir para pressionar o Estado brasileiro para que conclua, com urgência, o processo de demarcação da Terra Indígena Tupinambá de Olivença, garantindo os direitos de índios e não índios”, explica a idealizadora da campanha, Daniela Alarcon.

CAMPANHA ARRECADA FUNDOS PARA DOCUMENTÁRIO SOBRE A LUTA INDÍGENA DO SUL DA BAHIA

27/01/2015

SOMOS NÓS, FALANDO DE NÓS, PARA TODO MUNDO.

bottom of page