top of page

O segundo passo

Editorial  Novembro  de 2014

 

 

Eis a segunda Afirmativa. Foram três meses de produção e nesse meio tempo ampliamos a equipe, a linha editorial e a quantidade de páginas. Se alguém avisasse que daria ainda mais trabalho que a primeira, duvidaríamos certamente. Mas valeu. Tá pronta e na sua mão! Extravasamos os muros. Política afirmativa se faz também fora da universidade. Saudando os donos da terra, esta edição traz a história do povo Tupinambá no Sul da Bahia. Também narramos aqui o cotidiano violento e invasivo de tantas Marias em presídios brasileiros.

 

Na reportagem de capa, o Brasil contemporâneo se confunde com a Idade Média, o povo de santo sofre na fogueira da inquisição moderna. Uma senhora é perseguida e criminalizada em sua vizinhança. O motivo? Sua fé. A capa ainda traz a belíssima ilustração de nosso parceiro Pedro Magalhães, artista responsável pela página no facebook Pendurado no Firmamento.

 

E a Copa foi pra quem? Na coluna Sueli Carneiro, a historiadora Mayara Pláscido fala das exigências da FIFA que não vieram no contrato: sangue negro e higienização social pagam o evento. Acabou a Copa, 2016 é ano de olimpíada, e lançamos a pergunta: quem poderá competir com os poderosos super-negões?

 

Inauguramos nesta edição a sessão literária. Conto de Lande Onawale traz uma reflexão sobre a presença negra na disputa eleitoral. E por fim, a força que vem das raízes. Estética negra, identidade e autoestima frente ao padrão branco imposto pela sociedade e reproduzido pela mídia.

 

Para lançar a primeira edição alçamos voos pela Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe e Brasília. Nesta segunda, o céu é o limite. 

SOMOS NÓS, FALANDO DE NÓS, PARA TODO MUNDO.

bottom of page